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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O PSD do Paraná, do governador Ratinho Junior, pretende eleger 25 dos 54 deputados estaduais que formam a Assembleia Legislativa. O número, apesar de pretensioso, expressa a convicção na reeleição do governador e na liderança exercida por ele, com repercussão em candidaturas já posicionadas em todas as regiões do estado.
A bancada do PSD hoje é formada por 8 deputados – dois deles ocupando cargos de secretários no governo: Guto Silva, chefe da Casa Civil, e Márcio Nunes, Desenvolvimento Sustentável e Turismo. O quadro ainda não está definido, mas quem está na assembleia ou no governo quer se manter ou voltar.
Mas esses parlamentares (ou secretários) parecem não estar dando a importância devida a uma ferramenta fundamental: o marketing digital. Presença relevante nas redes sociais pode fazer diferença nas urnas, como tem demonstrado as últimas eleições. O protagonismo nesse meio é indispensável para o sucesso eleitoral.
Levantamento realizado pela Aquário Comunicação, empresa especializada em inteligência digital, criou um ranking dos deputados estaduais com melhor desempenho na grande rede. A segunda edição do estudo não posicionou nenhum dos nomes do PSD na lista dos mais relevantes nas redes.
O levantamento, realizado entre os dias 12 de março e 12 de junho, apontou presença recorrente de 4 parlamentares do PSL entre os 10 mais relevantes da Assembleia Legislativa. O Delegado Francischini manteve a liderança, apontada em levantamento anterior, seguido por Ricardo Arruda, ambos do PSL. Márcia Lima (PSC) fecha o podium dos três primeiros.
Na sequência vem o deputado Subtenente Everton (PSL). Destaca-se que, no primeiro levantamento, a rede do parlamentar tinha restrições internacionais no Facebook, o que impossibilitou as ferramentas que registram os dados de captar as informações e, desta forma, entender a performance da rede.
A deputada Maria Victoria (PP), ao optar por não ter uma conta profissional no Instagram, impossibilitou a coleta de dados. Nesta rede social, há uma ferramenta chamada Instagram Insights, para contas empresariais, que mostra as interações com um perfil da rede social. Ela permite que o usuário acompanhe a performance dos seus conteúdos. Isto possibilita compreender o que mais cativa seguidores e outros usuários que chegam ao perfil.
Na quinta colocação houve mais uma manutenção, com o pesselista Coronel Lee. O sexto lugar ficou para o Soldado Adriano, que caiu três posições na comparação com o último levantamento.
Quem também sofre queda de três colocações foi o deputado Jacovós (PL), que saiu do quarto para o sétimo lugar. O Pedetista Goura, caiu uma posição e ficou em oitavo.
Para fechar o top 10 houve duas novidades. O deputado Requião Filho (MDB) saltou da décima para nona colocação no levantamento, posição que era de Cobra Repórter, que perdeu dois lugares e ficou em 11º. Quem ficou com a décima posição foi Professor Lemos, político que saltou da última posição, maior deslocamento de posições entre os participantes.
“É importante lembrar que uma alta performance nem sempre quer dizer que as redes trarão ganhos políticos. É preciso saber, entre outras coisas, se o usuário engajado vota no Paraná. É necessário também identificar se o conteúdo elaborado pelo político apresenta o trabalho realizado ou apenas surfa na onda de outros em busca de engajamento”, explicou o analista político e sócio-diretor da Aquário, Leandro Duarte
Dada a importância da internet no jogo político, todos os políticos precisam construir uma identidade digital, elaborada a partir da construção de um planejamento estratégico. Neste sentido, ele faz um alerta: “
“Tenham cuidado e façam seus esforços valerem a pena. Lembrem-se: não existe receita de bolo nas redes sociais. Cada usuário precisa de uma estratégia. Não há espaços para amadorismo, para achismos. Para todas as ações existe uma razão científica para dar certo. Não acredite em postadores de conteúdo. Confie em estrategistas com conhecimento em inteligência digital.”
O processo de elaboração do ranking começou com a definição dos dados que se tornaram grandezas. O envolvimento recebeu peso 5. Já o número de seguidores ganhou peso 4 e a quantidade de postagens ganhou peso dois.
Para dar mais transparência ao processo, a Aquário Comunicação disponibiliza todos os dados em formato de levantamento. Nas artes abaixo, é possível conferir quem tem maior número de envolvimento, maior número de seguidores e também a quantidade de postagens efetuadas no período analisado.