wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O mandato de Adriano Bacurau, vereador empossado na Câmara de Maringá no final do ano passado em vaga deixada por Flávio Mantovani, hoje diretor do Procon, vai pegando ritmo e tentando contornar o alinhamento com a gestão municipal, onde se criou nos últimos anos com cargos de servidor comissionado. Em vídeos bem elaborados, mostra o mato tomando conta de espaços públicos e cobra intervenção da prefeitura. O esforço ainda é tímido, tamanha a floresta de capinzal que cresce por toda a cidade, mas Bacurau parece querer descolar da administração e exercer mandato não atrelado e subordinado. Ainda é prematuro prever esse futuro.
Sobre Flávio Mantovani, depois de perder o cargo pela troca de partido fora da janela permitida pela legislação, abrigou-se no Procon e segue cumprindo o roteiro do cargo, atualizando pautas já tantas vezes acolhidas por seus antecessores, como preço dos combustíveis. Aliás, nunca se chega nenhuma conclusão. Existe cartel?
O ex-vereador, com votações expressivas nas disputas pela Câmara e Assembleia Legislativa, se movimenta como pré-candidato a prefeito num cenário aberto, ou seja, sem nenhum nome consolidado na corrida. Flávio Mantovani larga com alguma vantagem pela exposição do cargo, histórico e disputa e, principalmente jovialidade.
A propósito de jovialidade, resgato comentário feito pelo comentarista Henri Jean Viana na Jovem Pan, em que ele destaca exatamente essa virtude do prefeito Ulisses Maia como um ativo importante no perfil do próximo mandatário. Francês sugeriu que prefeito com cinto na altura do umbigo é coisa do passado.
Nesse aspecto Ulisses Maia se diferencia. Apesar de exercitar uma gestão conservadora, o prefeito veste-se alinhado com o perfil jovem e alcança essa faixa etária com atuação bem medida nas redes sociais, onde atua quase como um influencer. Essas virtudes merecem a atenção de quem está na fila para sucedê-lo.
A vereadora Ana Lúcia Rodrigues, outrora combativa cidadã na defesa de pautas de interesse da cidade, especialmente em relação ao urbanismo, perdeu a mão ao assumir vaga na Câmara de Maringá. Saudades do tempo em que coordenava o Observatório das Metrópoles, ligado à UEM, onde a professora construiu vistosa carreira acadêmica.
Na Câmara, a vereadora parece ter adotado a pauta de costumes como prioridade e mantém fidelidade à defesa do empoderamento da mulher. Mas tem cruzado a linha do bom senso nesse esforço. Depois de críticas à indicação de um homem para a Delegacia da Mulher, em Maringá, largou o verbo contra o governo estadual pela indicação interina na Secretária da Mulher.
O governador Ratinho Junior havia empossado no cargo o atual secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, deixando claro que se tratava de interinidade para que os protocolos de funcionamento da pasta não sofressem atrasos. Imediatamente a vereadora se mobilizou contra a indicação.
Finalizada a interinidade, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), de Pato Branco, assumiu o cargo, desfecho do qual a vereadora tentou aproveitar-se, com o argumento que o recuo do governador se deu em função de suas críticas à decisão. Alguém precisa explicar à vereadora o significa da palavra ‘interino’.
Fernando Rezende vai se consolidando como o melhor superintendente que já passou pelo aeroporto de Maringá. Mantido no cargo na segunda do prefeito Ulisses Maia, Rezende não apenas é competente, mas também gentil, elegante e refinado no trato. Sob seu comando, o aeroporto vai evoluindo na infraestrutura para se alinhar com as exigências da cidade e região.