Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Revitalização de espaços públicos é investimento em convivência e segurança - Paraná da Gente

Revitalização de espaços públicos é investimento em convivência e segurança

Buracão’ para saudosistas, parque Alfredo Nyffeler espera por reforma como disputada área de lazer
‘Buracão’ para saudosistas, parque Alfredo Nyffeler espera por reforma como disputada área de lazer
fevereiro 6, 2023
Padovani reafirma compromisso em defesa da agricultura e surge como nova liderança paranaense
Padovani reafirma compromisso em defesa da agricultura e surge como nova liderança paranaense
fevereiro 10, 2023
Revitalização de espaços públicos é investimento em convivência e segurança

Ao entregar a reforma de mais uma praça, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, reforçou conceito de devolver o espaço público ao usufruto do cidadão, compromisso assumido no primeiro mandato e cumprido com diversas intervenções. A última, a Praça Ivaí, assim conhecida em função de nome de posto homônimo das proximidades, já é observada como a mais estilosa entre as reformas já feitas pela gestão. Monumento no formato de triângulo com cascata, reverencia espaço público histórico, localizado ao final da avenida Brasil, e cartão de visita para quem chega à cidade via PR-317.

Oficialmente Praça Geoffrey Wilde Diment, homenagem a agrimensor inglês da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa responsável pela colonização da região, o espaço reivindicava a intervenção há tempos e ao longo de um ano foi revitalizado, ao custo de pouco mais de R$ 1 milhão. Aliás, custo e tempo alimentam críticas à administração em relação à reforma de praças, que absorvem mais recursos via aditivos em relação ao custo original da licitação, assim como prorrogação no prazo de entrega. Importante lembrar que são duas situações sujeitas a regras de licitação.

Ainda que o debate sobre essas questões seja relevante e oportuno, em e tratando de recursos do cidadão, é necessário reconhecer que os investimentos em recuperação de espaços públicos são fundamentais na manutenção de áreas urbanas que referendam a convivência das pessoas. Desde a revitalização da Praça da Glória, utilizada como ponto de encontro de boa parte dos moradores dos jardins da Glória e Liberdade, em novembro de 2018, a prefeitura diz ter gasto cerca de R$ 12 milhões. Nesse valor estão incluídas a reforma das praças do Jardim Tokio, Rocha Pombo, Napoleão Moreira da Silva, Todos os Santos, Emiliano Perneta, a Farroupilha e 7 de Setembro.

A instalação de equipamentos, como brinquedos e bicicletário, formalizam um espaço de uso comunitário que transcende a simples recuperação do espaço para despertar o sentimento de pertencimento. A promoção da integração social também passa pela segurança, ao transformar áreas públicas degradadas em espaço organizado e bem iluminado, desencorajando desocupados e práticas de ilícitos, como consumo drogas. Nesse aspecto em particular é necessário evocar a urgência da reforma da Praça Raposo Tavares, histórico espaço urbano cuja revitalização está inserida num ousado projeto que alcança o chamado Eixo Monumental.

Seria minimizar a marca da gestão do prefeito Ulisses Maia, ainda na metade do seu segundo mandato, atribuindo-lhe a reforma de praças como referência fundamental de sua passagem pelo cargo, considerando um conjunto de intervenções urbanas feitas em sua administração, mas essa seria uma boa característica a ser lembrada.  Claro que é necessário apressar a execução de obras, valorizando também praças da periferia, muitas que precisam ser posicionadas no topo da lista de urgências, mas o plano de revitalização urbana aplicado na gestão Ulisses/Scabora merece ser reconhecido pela extensão e importância. Em tempo: reforma de praças não é gasto; é investimento, necessário e sempre muito bem vindo.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/paranada/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *