wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/paranada/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Paraná e suas belezas naturais dispensam apresentações. Elas, contudo, Mais são pouco conhecidas e exploradas. Longe da costa, se descortina um estado repleto de atrativos, formado por grandes reservas naturais, cânions, vales, cachoeiras, trilhas, praias fluviais e uma infinidade de outras opções de lazer e entretenimento. Prudentópolis é um exemplo.
Talvez falte um pouco mais de divulgação, ou os apelos publicitários, públicos ou privados, não encontre a correta ressonância entre o potencial público consumidor. De qualquer forma, a poucos quilômetros de onde você neste momento, lendo este texto, pode existir um recanto muito especial para seus momentos de lazer.
Entre tantas cidades que apresentam atrações desconhecidas ou não devidamente explorada, Prudentópolis, cravada no centro-Sul do Estado, é bom exemplo das belezas do Paraná. A cidade, cuja origem está ligada aos imigrantes ucranianos, é pequena no tamanho (cerca de 50 mil habitantes), mas enorme no recorte geográfico que proporcionam muitas aventuras.
A cidade é famosa por abrigar as maiores cachoeiras do sul do país, entre elas o Salto São Francisco, com 196 metros de altura. Não por acaso Prudentópolis é reconhecida como a ‘Capital das Cachoeiras Gigantes’. Outra curiosidade: o município é considerado o maior produtor de feijão preto do Brasil, com mais de 20 mil hectares plantados.
Cachoeiras, cânions e trilhas se juntam às dezenas de igrejas católicas de ritos latino e bizantino ucraniano com suas belas arquiteturas para reforçar o roteiro turístico. Por conta desse perfil religioso, a cidade também ostenta o título de ‘Capital da Oração’, com destaque para o rito bizantino, com celebrações realizadas em ucraniano.
Mas é na natureza que Prudentópolis revela seus atrativos mais surpreendentes, como o Ninho do Corvo, Reserva Particular do Patrimônio Natural que deve ser incluído no roteiro de visita ao município. Tirolesas de 170 e rapel, para os mais corajosos, tem a segurança de instrutores especializados e um protocolo rigoroso de cuidados.
Ao longo ou no final de cada trilha é possível encontrar pequenas pousadas com restaurantes que apresentam um cardápio caseiro, com opções de pratos ucranianos, como o pirogue, tipo de pastel cozido e recheado, inevitável na mesa dos imigrantes, além do holoptis (charuto de repolho com carne), chenka (carnes suínas assadas), Kcrin (raíz forte e beterrada) e o kutiá, sobremesa de grãos de trigo, nozes e sementes de papoula com mel.