Infraestrutura para atender crescimento do uso de motorhome

Paraná cria infraestrutura para atender crescimento do uso de motorhome

Custo menor de equipamentos estimula cada vez mais o uso da energia solar
Custo menor de equipamentos estimula cada vez mais o uso da energia solar
maio 31, 2021
Vacinação desfaz clima de incerteza e grupos anunciam investimentos no Paraná
Vacinação desfaz clima de incerteza e grupos anunciam investimentos no Paraná
junho 1, 2021
Paraná cria infraestrutura para atender crescimento do uso de motorhome

Paraná cria infraestrutura para atender crescimento do uso de motorhome

 

O uso de motorhome no Brasil para turismo cresceu 40% nos últimos dois anos. O perfil de compradores também mudou. Profissionais liberais e aposentados lideravam o ranking, com 80% das vendas. Com a pandemia, o mercado consumidor passou a incluir pessoas empurradas para o home office. A justificativa, portanto, para a aquisição, também mudou. O que era um sonho para o futuro, foi antecipado. Contudo, a infraestrutura de apoio permanece precária. 

 

No Paraná, isso está em fase de correção. Parceria entre o Grupo Estradeiros do Paraná e a Paraná Turismo estuda desenvolver o segmento com diversas ações de fomento. O tema está em discussão há alguns meses e, recentemente, foi apresentado ao secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o que fez esse segmento entrar no radar de projetos a serem desenvolvidos pelo estado.Entre os objetivos do projeto, conforme sugestões de grupos de motorhomeiros, está o de alocar pontos de apoio a motorhomes nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) que ficam nas rodovias concessionadas que cortam o estado. 

 

Esses locais de apoio devem contar com estrutura básica para o atendimento de motorhomeiros, como pontos de água e luz e descarte de dejetos, mas, principalmente, visam à segurança desse tipo de viajante, que conta com pouca estrutura nas rodovias atualmente.

 

Paraná: terra dos motorhomes?

 

A ideia, de acordo com o diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, é transformar o Paraná em um tipo de hub para esse segmento, trazendo motorhomes de outras regiões do País e, principalmente, de outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile.

 

Enquanto o Brasil conta com cerca de 48 mil motorhomes, esses outros três países somam cerca de 100 mil. “Vendo a possibilidade do crescimento dessa modalidade de turismo aqui no Paraná, vimos a viabilidade de termos pontos de apoio para receber esse pessoal que vem de outros estados e outros países”, explicou Irapuan.

 

De acordo com o dirigente, a Paraná Turismo terá o papel de oferecer as condições necessárias para receber esse público. “Estamos preparando o Estado para se tornar esse ‘hub’ que tanto precisamos”, destacou. Além disso, eventos devem ser realizados em algumas cidades paranaense para a divulgação desse projeto voltado aos motorhomes.

 

Cidades paranaenses com infraestrutura para Motorhome

 

Alguns municípios do Paraná já contam com estruturas para esses veículos, como Guaíra, com o Centro Náutico Marinas; Santa Helena, com o Balneário Santa Helena; Campo Largo, com o Camping No Sol; e Guaratuba, com o Camping Municipal. Um projeto-piloto, com a parceria do Governo do Estado, também está sendo desenvolvido às margens do Rio Paraná, no município de Icaraíma, na região Noroeste.

O Brasil conta atualmente com 20 grupos de campistas, que somam mais de 7 mil associados, e ao todo são cerca de 48 mil motorhomes. 

 

(Com informações da Paraná Turismo)


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/paranada/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *