Em sua primeira intervenção no plenário da Câmara dos Deputados, o empresário Nelson Padovani (União Brasil), de Cascavel, reforçou um dos pilares de sua campanha, a defesa do agronegócio, destacando a segurança jurídica e a propriedade privada. Reforçou a necessidade de um ambiente de tranquilidade para o produtor e reafirmou seu compromisso com o setor, tantas vezes repetido durante a exitosa campanha. “Seremos resistência. Governos passam, mas o Brasil fica. Queremos um Brasil justo para todos”, disse. Padovani foi eleito com 57.185 votos, concentrados na região Oeste, Sudoeste e Norte do Paraná.
O empresário Nelson Fernando Padovani, 44 anos, nasceu em Cascavel, é casado e pai de dois filhos. Formado em Administração, pós-graduado em Fertilidade do solo e especializado em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, foi vereador do município entre 2009 e 2012. Atua nas áreas de revenda de máquinas agrícolas, empreendimentos imobiliários, agronegócio e geração de energia. É filho do ex-deputado federal Nelson Padovani, que exerceu dois mandatos e concentrou suas atividades parlamentares na defesa da livre iniciativa, da propriedade privada, do desenvolvimento econômico e da geração de empregos. Já desponta na Câmara como ativo parlamentar.
Com campanha estruturada numa ampla base apoio, capilarizada em pontos estratégicos do estado, e discurso de valorização do agronegócio, Padovani surge como liderança em ascensão pela jovialidade e foco na revitalização de ideias. Busca diferenciar-se no exercício do mandato com pauta não exatamente inovadora, mas focada na intransigente defesa de princípios conservadores, convergentes com a história de pioneirismo de sua família na região Oeste do Paraná. Herdou do pai a vocação pela política, acompanhando-o em campanhas para deputado federal. Aprendeu, entre tantas lições, que voto se conquista numa relação direta com o eleitor. “É olho no olho, sem maquiagem, sendo sempre sincero, honesto e transparente nas propostas, sem enganação”, afirma.
Reconhecido como empresário de sucesso, Padovani agora retoma carreira como deputado federal, depois de longo hiato entre o último ano como vereador de Cascavel, em 2012. Durante sua trajetória na Câmara, destaca-se a sua luta pessoal pela implantação do primeiro restaurante popular do município. Apesar de afastado de cargos eletivos, manteve-se ativo no cotidiano político do município e até ensaiou disputar a prefeitura de Cascavel em 2020 pelo PTB. O partido acabou apoiando a reeleição de Leonaldo Paranhos (PSC). “Vou ser um prefeitão de Cascavel em Brasília”, afirma. Padovani é o único deputado federal do município, que já teve quatro parlamentares em Brasília: Eduardo Sciarra, Alfredo Kaefer, Nelson Padovani (pai) e Hermes Parcianello (Frangão).