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Turismo: Nova metodologia permite visualizar impacto no Paraná 

Nova metodologia permite visualizar impacto do turismo no Paraná 

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Nova metodologia permite visualizar impacto do turismo no Paraná

Nova metodologia permite visualizar impacto do turismo no Paraná

 

O Paraná é destino turístico importante, como demonstram os números relativos a 2019, ano em que os dados são mais confiáveis, considerando a pandemia que se instalou na sequência. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado apresentou crescimento de 5,4% no turismo no mês, incremento acima da média nacional, que ficou em 1,5%. 

 

O desempenho do Estado foi impulsionado, principalmente, pelo aumento da receita de empresas de locação de automóveis, de restaurantes e hotéis. O resultado colocou o Paraná na vice-liderança no ranking brasileiro do turismo no período, atrás apenas do Rio de Janeiro (5,8%), mas à frente de estados com tradição no setor, como Santa Catarina (3,5%) e Bahia (3,1%).

 

Mas como medir o impacto do turismo na economia do Paraná?

 

Segundo o especialista em Turismo, Luiz Fernando Neves, o governo federal aplica fórmula baseada no mercado hoteleiro das cidades e criou a categorização das cidades. “No Paraná, atribuímos pesos e criamos o ranking das regiões turísticas do estado”, explica. 

 

No Mapa do Turismo Brasileiro, o Paraná aparece dividido em 14 regiões: Campos Gerais – Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu – Corredores das Águas – Ecoaventuras Histórias e Sabores – Entre Matas, Morros e Rios – Lagos e Colinas – Litoral do Paraná – Norte do Paraná – Norte Pioneiro – Riquezas do Oeste – Rotas do Pinhão – Terra dos Pinheirais – Vale do Ivaí – e Vales do Iguaçu.

 

Nova metodologia permite visualizar impacto do turismo no Paraná

 

Divisão dos Municípios Turísticos do Paraná 

 

Além disso, foi criada a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Segundo o Ministério do Turismo,  esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.

 

“Esta categorização é um recurso matemático, não é um diagnóstico”, explica Luiz Fernando.  A categorização agrupa municípios de acordo com o desempenho de suas economias, levando em consideração alguns aspectos como quantidade de estabelecimentos e empregos na hotelaria, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, arrecadação de impostos dos meios de hospedagem.

 

Para cada categoria, um peso, segundo a seguinte classificação: A (5 pontos), B (4), C (3), D (2) e E (1). Para posicionar a município no ranking, se faz a soma de pontos acumulados por categoria e se divide pelo número de municípios.

 

Nova metodologia permite visualizar impacto do turismo no Paraná

 

Nova metodologia permite visualizar impacto do turismo no Paraná

 

 

“O ranking nos traz interessantes reflexões. A quantidade de cidades da região não significa que a região será mais atrativa. Inclusive, no Paraná, ao contrário. O litoral é a região que soma melhor desempenho entre os 7 municípios que a compõem. Já a região do Corredores das Águas, que possui 36 cidades, aparece em último lugar, na média”, explica Luiz Fernando.

Norte Pioneiro se posiciona em segundo lugar

 

As quatro regiões mais bem posicionadas seguem ‘enfileiradas’ a leste e norte, com a interessante colocação do Norte Pioneiro, que apareceu em 2º lugar, ficando à frente das regiões da Rotas do Pinhão e Campos Gerais, onde estão a capital, Curitiba, Ponta Grossa e outras cidades turísticas.

 

Um ‘corredor’ de regiões vai de norte a sul do mapa com performances bem parecidas no ranking. São as quatro últimas regiões: Vale do Iguaçu; Ecoaventuras, Histórias e Sabores; Lagos e Colinas; Corredores das Águas.

 

A região que se encontra a cidade de Foz do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu e Caminhos do Lago de Itaipu, aparece na sexta colocação.

 

O Ministério do Turismo pondera que a lista não mede atratividade ou competitividade, mas o desempenho da economia do turismo. “De qualquer maneira, enxerga-se o impacto que o setor turístico aplica nas regiões e de que forma o estado, e as cidades primeiramente, devem pensar o turismo como gerador de receitas, como motor de economia”, afirma Luiz Fernando. 

 


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Redação

1 Comments

  1. GILCE ZELINDA BATTISTUZ disse:

    Olá Luiz Fernando,
    Gostaria de entender melhor a metodologia que foi utilizada para efetuar este ranking.

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