Principal evento turístico da cidade, a ′Maringá Encantada 2023” foi oficialmente lançada nesta segunda-feira, 30, em cerimônia realizada no Auditório Hélio Moreira. Com apresentação musical e com a presença do Papai e da Mamãe Noel, o evento apresentou as atrações desta edição, que começa no dia 15 de novembro e segue até 7 de janeiro de 2024, com o tema ′Preservando a Magia do Natal′. Neste ano, 80% da decoração natalina será com materiais em bambu, o que torna a campanha ainda mais sustentável e inovadora.
A abertura da ′Maringá Encantada 2023′ ocorrerá na Praça da Catedral no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, a partir das 18h. Haverá apresentação da Orquestra da UniCesumar, Coral do Colégio Adventista, a chegada do Papai Noel com o acendimento das luzes e a entrega da chave da cidade e, para fechar a noite, a banda Roupa Nova se apresenta a partir das 20h30. A Praça da Catedral se transformará em um grande complexo natalino com roda gigante, carrossel, feira de artesanato e espaço gastronômico. O local também receberá o Show da Virada.
Criada em 2017 pela gestão municipal, a ′Maringá Encantada′ fortalece a economia e o turismo local, gerando emprego e renda. “A Maringá Encantada representa o nosso compromisso com a qualidade de vida dos maringaenses, com o fomento à economia e ao turismo, com a promoção de lazer gratuito e com o incentivo à cultura. Esse projeto é fruto de um trabalho intenso e do esforço coletivo de toda nossa equipe. Os números mostram que a cidade tem um retorno pelo menos três vezes maior no valor que é investido na campanha, o que significa mais investimento em políticas públicas”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
Neste ano, a ′Maringá Encantada′ segue com a proposta de descentralização das atrações, com atividades e eventos em diversos espaços da cidade e nos distritos. O Parque do Japão terá a tradicional iluminação especial que, neste ano, terá como foco a cultura japonesa, com início no dia 24 de novembro. Os distritos de Floriano e Iguatemi terão a chegada do Papai Noel e decoração natalina nas ruas e praças, nos dias 17 e 18 de novembro, respectivamente.
A Praça Napoleão Moreira da Silva vai abrigar a Vila do Papai Noel, que terá o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). A atração funcionará do dia 15 de novembro até a véspera do Natal. A Praça de Todos os Santos (Teatro Reviver Magó) terá uma iluminação especial, por meio de parceria com a Cocamar, além da Feira de Economia Criativa.
Outra novidade da edição deste ano será o ′Show das Águas Dançantes′, em parceria com a Itaipu Binacional. O espetáculo noturno com água, luzes e música ocorrerá no lago do Parque Alfredo Nyffeler (Buracão) entre 25 de novembro e 9 de dezembro, com previsão de três apresentações por dia.
Dez locais, entre praças e parques, vão sediar o ′Circuito Musical′ com diversas atrações culturais entre 15 de novembro e 24 de dezembro, às sextas, sábados e domingos. Além disso, cerca de 50 espetáculos teatrais e musicais com temática natalina estão previstos para ocorrer nas praças da Catedral e Napoleão Moreira da Silva entre 17 de novembro e 24 de dezembro.
A ′Maringá Encantada 2023′ também terá o apoio da Coca-Cola com a ′Caravana de Natal′, do Sicredi Déxis com a apresentação do coral natalino na sede da cooperativa e do Shopping Catuaí, que terá um grande mapa com todos os pontos turísticos da edição 2023.
Decoração sustentável
A ′Maringá Encantada 2023′ terá decoração sustentável, com estruturas de bambu, que correspondem a 80% dos itens que iluminarão a cidade. Portais de recepção ficarão instalados no aeroporto, na rodoviária e em rotatórias de acesso para Iguatemi, Floriano, Sarandi e Astorga. Um túnel de luz de 60 metros, caixas de presentes, anjos decorativos, arranjos de bolas, chafarizes, estrelas, pinheiros e outros itens decorativos ficarão espalhados pela Praça da Catedral.
“Nossa proposta é fazer uma ′Maringá Encantada′ ainda mais inovadora e sustentável, que é o perfil da nossa cidade. Será o maior Natal de todos os tempos. Este é um evento que impacta a nossa economia de forma muito significativa. Com esse projeto, promovemos o artesanato local, estimulamos o setor hoteleiro, gastronômico e turístico, ou seja, aceleramos a economia local, com geração de renda e emprego”, destacou o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora.
As avenidas Rio Branco, Euclides da Cunha, Juscelino Kubitschek (trecho do Parque do Ingá) e um trecho do Bosque II serão completamente iluminadas e farão parte das ′Avenidas das Cores′. Árvores simbólicas da cidade ganharão uma decoração especial, como forma de valorização da arborização da cidade, nos seguintes pontos: Praça dos Expedicionários, Praça Napoleão Moreira da Silva, Praça de Todos os Santos, Parque Alfredo Nyffeler, cruzamento das avenidas Tiradentes e São Paulo e Itororó e Nóbrega. (Comunicação/Prefeitura de Maringá)