Há um ruído incomodando integrantes do primeiro escalão da gestão municipal de grande município da região metropolitana de Maringá. Na verdade, são passos sorrateiros que despertam apreensão e temor. Antes era apenas um par de pernas que deixavam rastros e fazia barulho. Agora são dois. Dizem que fantasmas existem. Eu não acredito!
Por falar em fantasma, em Sarandi os moradores evitam certa rua pela presença de suposta assombração. Até foto já tiraram da ‘presença’, que seria alma penada de vítima de crime ocorrido no local. A via fica num fundo de vale no limite do município com Maringá e a história é cercada de mistério e relatos assustadores. Dá medo!
Liderança não se impõe. Se conquista. Então, é preciso que certos políticos de carreira aprendam essa lição simples. Desçam do salto e sejam mais humildes com colegas que suportam o mesmo drama no combate da pandemia. Murro na mesa e cara feia serve para consumo interno. Assustam lacaios.
Maringá agora tem uma procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores. Nada inédito. O cargo foi criado na Câmara dos Deputados em 2009 e desde então vários municípios copiaram o modelo. Em resumo, a procuradora zela pelas políticas de apoio à mulher. Pergunta: caso a cidade não eleja uma mulher na próxima legislatura, o cargo poderá ser exercido por homem?
O tom festivo da comunicação em relação ao avanço da vacinação ignora o número de casos diários de Covid 19, não só de contaminação, mas principalmente de mortes. Pouca ou nenhuma referência faz à necessidade de manutenção da prevenção. Só para lembrar: máscara e distanciamento social permanecem como protocolo.
Festivo mesmo é a iniciativa da Prefeitura de Astorga, que neste sábado, 19, promove o ‘Arraiá da Vacinação’, no Ginásio de Esportes. Das 8 às 16 horas, pessoas acima de 53 anos serão imunizadas ao som de música caipira, bem no estilo de festa junina. E levam para casa um pacote de pipoca.
O secretário de Limpeza Urbana de Maringá, Paulo Gustavo de Lima Ribas, que na gestão anterior foi diretor de Política sobre Drogas, foi à Câmara a convite do líder de governo, Alex Chaves, e contou aos vereadores algo inédito: que sua secretaria trabalha em três frentes: limpeza, arborização e coleta de lixo. Agora todos sabem o que sua pasta faz.
Ciclistas que utilizam a Estrada Santa Fé, em Marialva, para treinos e passeios receberam uma boa notícia do prefeito Vitor Martini e do secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer do município, Maikom Parpinelli: será implantada ciclofaixa na via, em trecho de 15 km. A estrada já é pavimentada e agora será mais segura para o tráfego de bicicletas.
O próspero negócio de maquininhas caça-níqueis, instaladas em bares da periferia, permanece ativo e em expansão, sem ser incomodado por nenhum tipo de fiscalização – ou repressão policial. As máquinas evoluíram no design e nos gráficos, mas o modelo de negócio continua ilegal. Há quem diga que a tolerância é por conta da proximidade das eleições. Eu duvido!